RES: [shell-script] Ajuda

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Ajuda
Date: Mon, 18 Feb 2002 13:48:50 -0300

Olá Max,
pelo que estou vendo vc quer extrair todo o início de linha até o seu nome
:^). Acho que a linha abaixo funciona.

sed 's/^.*([A-Za-z])/\\1/' Arquivo

ou seja: substitua do começo (^) até encontrar letras ( [A-Za-z] ), pelas
letras encontradas (\1).

Os parênteses envolvendo as letras criam um grupamento e o \1 chama esse
grupamento de volta. Se vc usasse outro par de parênteses para criar um novo
grupomento, ele seria referenciado por \2, e assim por diante...

[ ]s,
Julio

Obs: O Aurélio ou o Eliphas (os reis das expressões regulares) devem ter uma
solução mais otimizada ainda.