Re: [shell-script] FTP

From: Henrique Limaverde Cabral de Lima
Subject: Re: [shell-script] FTP
Date: Fri, 17 May 2002 09:44:17 -0300 (EST)

> Olá colegas, talvez isto seja meio off-topic.
   Como eu acho que a resposta pode ser de interesse geral, estou enviando
para toda a lista. Me perdoem se julguei mal.

> Preciso de um arquivo para conectar num servidor ftp.

   Os clientes ftp geralmente possuem uma opcao para automatizar o
processo de transferencia (chamado auto-login). Voce deve editar um
arquivo chamado .netrc onde voce vai indicar todos os passos para sua
transferencia. Este arquivo segue uma sintaxe simples que estah melhor
descrita no man ftp. A seguir o basico para ser feliz :)

machine <nome-da-maquina-onde-se quer-logar>
login <nome-do-usuario>
password <senha>
macdef init       <-- define uma macro init (que eh executada apos o login)
cd textos         <-- daqui em diante voce coloca os
get ag042001.txt  <-- comando que usaria no ftp iterativo
exit

   Esse arquivo pode ter varias seguencias de blocos machine.....exit
e que serao executados sempre que a maquina que voce passou na linha de
comando do ftp for a mesma de um dos blocos. Note que, se voce nao estah
fazendo ftp anonimo, esse arquivo .netrc nao deve ter nenhuma permissao
para outras pessoas que nao o proprio usuario.
   Espero que resolva

            Henrique Lima
"Cada vez que o relogio marca mais um, mais um, mais um...
 na verdade ele esta' dizendo menos um, menos um, menos um."
 pai (José Dumont) fala para seu filho Tonho (Rodrigo Santoro)
 no filme Abril Despedacado.