RE: [shell-script] #!/bin/sh ou #!/bin/bash ?

From: Rodolfo Villanova
Subject: RE: [shell-script] #!/bin/sh ou #!/bin/bash ?
Date: Mon, 27 May 2002 19:42:28 -0300

-----Original Message-----
From: Julio Cezar Neves - DISB.O
[mailto:address@hidden]
Sent: Monday, May 27, 2002 6:44 PM
To: address@hidden
Subject: RES: [shell-script] #!/bin/sh ou #!/bin/bash ?

>...Faltam muitas opções como p. ex. o read -n num, que lê num caracteres e
>termina o read
sem
>necessidade do <enter> ou read -t tempo, que após tempo segundos sai por time
>out....

E aí mestre Júlio, beleza!
Bah, pessoal! Por falar em "read":
gostaria de compartilhar uma "manha" que descobri em minhas andaças pelo
maravilhoso mundo
do shell-script:

A leitura de campos de arquivos de dados através do "read".
Antes eu "capava" os separadores "brancos" e "tabs", trocando por ":" numa
primeira
leitura por awk e jogando prum outro arquivo, pra só então pegar os dados com
uma nova
leitura, do tipo:
#-----
for linha in `cat arquivo`
do ...
        echo $linha | cut -d":" -f...
done
#-----

Agora, vejam que beleza!...

Ex.:
#=======================
ARQ_ENTRADA=~/...
ARQ_OUT=~/ ...
UPS=~/...
while read -r PROCESSO PARAMETRO RESTO
do
        if [ -z "$PARAM" ]; then
                PROC_AUX=`ps -ef | grep "$PROCESSO" | grep -v grep`
        else
                PROC_AUX=`ps -ef | grep "$PROCESSO $PARAMETRO" | grep -v grep`
        fi
        if [ -z "$PROC_AUX" ]; then
                echo "$PROCESSO $PARAMETRO" >> $ARQ_OUT
        else