Inserir linha entre linhas que apresentarem uma determinada ocorrência

From: aagaio
Subject: Inserir linha entre linhas que apresentarem uma determinada ocorrência
Date: Fri, 17 Jan 2003 11:31:13 -0200

Olá amigos,

Estou desenvolvendo um script e me deparei com um problema que está me
queimando a cabeça. Como fazer para inserir uma linha com um texto antes de uma
determinada linha que apresentar uma ocorrênica determinada???
Já pesquisei no histórico da lista, no Howto do Aurélio sobre sed, entre
outros, mas os exemplos que eu ví usavam endereçamento de linhas.
Por exemplo:

lixolixolixolixo
bla bla bla <string> blá blá blá        <------ocorrência, inserir uma linha
antes desta contendo um texto