Script para fazer alternância entre módulos carregados

From: Gustavo Malheiros
Subject: Script para fazer alternância entre módulos carregados
Date: 20 Mar 2003 19:01:20 -0300

Aí pessoal;

Eu estou com um probleminha (ão):

Consegui depois de algum tempo, configurar o meu modem pctel no Linux
(aliás, o tutorial está aqui comigo para quem quiser), o problema é que
o mesmo para funcionar, exige que comentemos no /etc/modules.conf, o
carregamento do módulo do som (# alias sound-slot0 trident)!!
Daí, funcionamos legal com o modem na net, e ao final da sessão, temos
que abrir uma shell e digitar o modprobe trident para carregar o módulo
do som! Só que aí, se quisermos voltar a utilizar o modem, temos que
reiniciar a máquina toda, dando um novo boot e perdendo o maior tempão.

Pergunto:
Haveria um script possível, para desabilitar o modem e habilitar o som e
vice-versa, ou mesmo dois scripts, um para carregar o som e descarregar
o modem e outro para carregar o modem e descarregar o som???

Os comandos que coloquei no meu modules.conf para carregar o modem logo
no início são:

# for pctel modem
alias char-major-62 ptserial
below ptserial pctel
# country code for pctel modem
options ptserial countr_code=33

Só isso!
Os comandos:

insmod ptserial
insmod pctel

inseridos no rc.local também funcionam da mesma forma!
Alguém poderia me ajudar (muito)??

Agradecidamente,

Gustavo Malheiros - Maceió - AL.