RES: [shell-script] read lowcase

From: Anderson Deluiz Santos
Subject: RES: [shell-script] read lowcase
Date: Mon, 24 Mar 2003 12:10:30 -0300

Use o comando tr.

read VAR
VAR=`echo $VAR|tr [A-Z] [a-z]`

Anderson

-----Mensagem original-----
De: Filipe Dantas [mailto:address@hidden]
Para: Lista SHELL SCRIPT
Assunto: [shell-script] read lowcase

Eu mandei essa duvida aqui pra lista, porem a pessoa que me respondeu
deu uma solucao pra ksh, que nao fucnionou no bash

como eu faco pra o read aceitar soh letras minusculas ou aceitar as
maiusculas e passar tudo pra minusculas?

a solucao em ksh que me deram aqui na lista foi a seguinte:

typeset -l
read variavel

e em bash, como ficaria?

Obrigado!

_Filipe.

Esta lista não admite a abordagem de outras liguagens de programação,
como perl, C etc. Quem insistir em não seguir esta regra será moderado
sem prévio aviso.
http://www.listasdiscussao.cjb.net

http://br.yahoo.com/info/utos.html