RES: [shell-script] reboot

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] reboot
Date: Tue, 25 Mar 2003 09:53:50 -0300

João,
como vc sabe, os comandos de boot são privilegiados e de uso exclusivo do
root. Como o boot às vezes é inevitável, e nossa operação trabalha em regime
7x24, para não ser obrigado a passar a senha do root para todos os
operadores, criamos um script para dar shutdown nas máquinas. Até aí tudo
bem já que este script contém somente uma linha:

shutdown -y ....

O macete é que criamos um usuário chamado "desliga" com UID=0 (sendo
portanto um root) e no /etc/passwd o shell deste usuário é
/usr/local/bin/script_desligador, isto é, qq pessoa que se logasse como
desliga daria boot na máquina. Desta forma, caso vc só permita se logar como
desliga usando su, vc poderia fazer o script_desligador +- assim:

#!/bin/bash
mail -s "boot em `uname -n`" eu << FimMail
`who am i` deu um boot as `date`
FimMail
sleep 2
shutdown -y ....

onde "eu" é seu email address.

Desta forma o seu sistema estaria + seguro e com o shutdown devidamente
documentado. Obviamente vc poderia fazer uns cut no who am i e no date para
deixar o mail mais limpo.

[ ]s,
Julio Cezar Neves
-Eu Apoio o Software Livre-