indicar campo via script

From: Wagner Melcíades
Subject: indicar campo via script
Date: Thu, 27 Mar 2003 11:33:22 -0300

Oi!

Tenho uma duvida simples mas crucial. Tenho uma variavel no meu script que indica o campo a ser acessado de um imenso arquivo de dados. Uma solucao simples via cut -f seria:

var=3
cut -f-${var} -d" " arquivo-ori > arquivo-new

mas o problema eh que tenho um numero variavel de espacos entre os meus campos, entao nao sei fazer com o cut. A solucao awk funcionaria se eu soubesse como passar uma variavel do meu script para o awk. Seria algo como:

var=3
awk '{ printf $var}' arquivo-ori > arquivo-new   --> claro que nao funciona

Agradeco desde ja qualquer ajuda!!

Wagner.