Re: [shell-script] Re: shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apagu

From: Fábio Olivé Leite
Subject: Re: [shell-script] Re: shell ou nao shell, eis a questao (era: ih, apaguei)
Date: Wed, 16 Apr 2003 01:18:36 -0300

Olá!

Em Qua 16 Abr 2003 00:43, Luciano ES escreveu:
> Tenho medo de escapar do escopo da lista, por isso serei cuidadoso.

Pois é, eu também. :)

>       Um dia, acreditei em uma mentira que cansei de ouvir de alguns
> linuxistas: Vi é ótimo, eu é que não sei usar.

Sobre não saberes usar não sei, mas que o vim é uma ótima
implementação do vi e um ótimo editor, concordo plenamente.

>       que raio de teclado de computador não tem a tecla Esc hoje em
> dia???!!!! Ele também recomenda que se usem as letras hjkl para se
> mover pelo texto, porque alguns terminais não têm teclas de
> direção. Esse cara programa em máquina registradora???

Nem tudo na informática é PC, meu jovem padawan. Com certeza existem
arquiteturas em que o vi roda que não têm uma tecla esc, e com mais
certeza ainda existem teclados para as mais variadas arquiteturas,
inclusive PCs, que não vêm com as teclas cursoras. Ser mais flexível
é um bônus, não uma coisa arcaica ou estranha.

>       Tudo isso no Tkcon ou no rxvt, porque aquele negrume do console
> puro me deixa deprimido. Deusmilivre, o tempo das cavernas já
> acabou. E sempre com um bom editor de textos, do século 21, com
> tudo que o Vi faz e muito mais.

As cavernas ainda estão aí! Sabes quantos sistemas dos quais tu
dependes diariamente (bancos, hospitais, etc) rodam num mainframe
velhão com cobol? Sem falar que existem muitos outros sistemas que
dependem de shell-scripts ralados e que estão em uso há décadas,
simplesmente porque funcionam sem dar pau há décadas.

E só por curiosidade, que editor usas, afinal?

Abraços!

--
          Fábio Olivé Leite (foleite at yahoo.com.br)
OpenBSD: Unix casca grossa -*- KNOW THYSHELL (that is, man ksh)