Script cliente/servidor

From: Rodrigo F. Baroni
Subject: Script cliente/servidor
Date: Mon, 9 Jun 2003 01:21:30 -0300 (ART)

Ola' a todos,

     Lendo alguns artigos, etc, encontrei na pagina do
Thobias[1] um shell script que faz uso de uma esquema
"cliente/servidor"[2]. Achei muito interessante (e
u'til!), segue as linhas principais do script:

#       exemplo, em uma maquina vc roda o comando
#       $ nc -l -p 1025
#       em uma outra maquina rode estes comandos
#       $ exec 3<>/dev/tcp/maquina/1025
#       $ echo bash rlz >&3

     -> nc -l -p 1025 : abre uma conexao, ouvindo numa
porta;

     -> exec 3<>/dev/tcp/maquina/1025 : aqui esta a
minha duvida - pelo que entendi, tenta-se associar `a
o que seria um "descritor de arquivo" (seguindo o
Kernel)  de numero 3 a entrada e saida de fluxos de
streams do terminal atual `ao local aberto,.. mas nao
ha' /dev/tcp no meu linux .. (debian 3.0), seria algum
outro caminho   que o Thobias quiz dizer ?

 PS: encontrei outros cmds no linux :
tcplisten/tcpconnect .. seriam alternativas melhores
para quem sabe, ir mais `a fundo em shell scripts
cliente/servidor ?

   R.F.Baroni

[1] - http://www.lcp.coppe.ufrj.br/~thobias/
[2] -
http://www.lcp.coppe.ufrj.br/~thobias/scr/bashwser

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus,
proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/