Problemas no Cygwin

From: Luciano ES
Subject: Problemas no Cygwin
Date: Mon, 30 Jun 2003 09:02:50 -0300

        Caros colegas,
        Nas raras oportunidades em que brinco de shell, uso Cygwin. De modos
que,
no meu entender, um assunto tem um pouco a ver com o outro. Mas sei que
alguns podem não concordar e, se o assunto for "off" demais, peço
minhas mais sinceras desculpas e prometo não retornar mais ao assunto.
Juro por Deus. Se não for, conto que problema é esse e espero que
alguém possa me ajudar. Já chorei minhas mágoas na lista do Cygwin e
ninguém foi capaz de iluminar o meu caminho.

        Eu usava Cygwin e estava tudo certinho, perfeito, impecável. Daí tive
um problema de placa, problema complicado que eu nem vou explicar, tive que
formatar e reinstalar tudo. O problema foi tão ruim que tive que formatar
umas três ou quatro vezes em duas semanas. Em todas as vezes e até
agora, o problema surgiu e persiste. O problema é que depois dessa
formatada e reinstalada, o Cygwin passou a apresentar problemas com os
caracteres acentuados. Vejam os sintomas:

        - Não consigo colar palavras acentuadas no terminal rxvt. Em lugar das
letras com acentos, aparecem uns símbolos esquisitos. Eu até posso
digitar palavras acentuadas, normalmente, posso copiá-las e colá-las em
algum outro lugar, normalmente. Mas se eu tentar colá-las no terminal do
rxvt, vira tudo uma meleca.

        - Quando faço a listagem dos arquivos com ls, as letras acentuadas viram
pontos de interrogação. O documento 'Auto correção.doc' aparece
como 'Auto corre??o.doc. Isso acontece no rxvt ou na tela preta negra
escuro breu do consolo do DOS fingindo que fala bash.

        - Quando faço a listagem dos arquivos com 'dir', é pior ainda. Aparece
'Auto\ corre\347\343o.doc''. Isso acontece no rxvt ou na tela preta negra
escuro breu do consolo do DOS fingindo que fala bash.

        - Se envio o output do comando 'dir' para um arquivo, nota-se no
arquivo o
mesmo problema. Mas o output do 'ls', em um arquivo, é bem diferente. A
entidade imprime as letras acentuadas direitinho, mas põe os códigos
das cores junto! Olha só:
        -rw-r--r--    1 Luc      all        219986 May 28 15:27 Auto
Correção.txt

        - O conteúdo de qualquer arquivo mostrado com cat arquivo.txt não
apresenta problema nenhum. Acentos lindos, gordos e perfumados.

        - Se eu tentar zipar algum arquivo que tenha letras acentuadas no nome
com
o zip.exe através da interface de um programa que ninguém aqui conhece
e que se chama PowerPro, recebo uma mensagem que diz alguma coisa lá
qualquer sobre "Sharing/Network-protection error". Se o nome do arquivo
não tiver letras acentuadas, zipa de duda sem problema.

        - Se eu tentar espremer um arquivo com letras acentuadas no nome usando
gzip, com ou sem o tal do PowerPro, ele espreme sem reclamar, mas as letras
acentuadas do nome do arquivo, dentro do .gz, aparecem como símbolos
estranhos. Depois o Windows recusa-se a desespremer esses arquivos, porque
o nome dos arquivos que tem lá dentro são inválidos, apesar da pouca
idade.

        - Da pouca ajuda que tive na lista do Cygwin, mandaram fazer umas
alterações no meu arquivo .inputrc do Cygwin, mas quando eu reinstalei
o Cygwin, repus todos os arquivos becapeados da minha instalação
anterior, incluindo o .inputrc e, como eu disse, caso alguém não
lembre, só pra gastar mais umas vírgulas que, aliás, eu tenho muitas,
nada disso acontecia até eu formatar meu disco e reinstalar, Windows,
isso, aquilo, Cygwin, etc. etc.

        Eu já estou meio assim, perdendo as esperanças, achando que o meu caso
não tem cura e que eu vou ter que me acostumar a não poder acentuar no
Cygwin e ter que ficar em pé mesmo, pro resto da vida. Se alguém aí
tiver alguma idéia, agradeço muito a ajuda dispensada, a graça
alcançada e a fé restabelecida.

        Ae pra todos,
--
        Luciano Espirito Santo