undelete em linux

From: Gustavo Adolfo Kellermann
Subject: undelete em linux
Date: Thu, 10 Jul 2003 15:35:20 -0300

        Será que tem boa documentação em português sobre como recuperar arquivos
no linux?

        Lendo a nova página do Aurélio:
"...muitos, MUITOS arquivos apagados acidentalmente..."

        Lembrei da maior aventura da minha vida na informática, quando removi um
diretório com milhares de arquivos de movimento, que significavam $$$ a
ser cobrado dos usuários. Lá fui eu procurar ajuda para recuperá-los,
achei o undelete how-to e fui em frente. Umas doze horas depois eu estava
com tudo recuperado. Meu maior problema foi que recuperei mais de 4000
arquivos, mas sem saber o nome deles, e partir para tentar separar quais
me interessavam... O comando file ajudou em parte, por que haviam tres
tipos de arquivo, mas dois deles eram texto e o file não os
distingüia, e eu precisava só os arquivos do último dia, lá tinha
arquivos de movimento da última semana. Nada que uma noite sem dormir e
muitos scripts escritos sob pressão intensa não resolvessem:-), de manhã
eu entreguei o arquivo de movimentos para ser processado.

Mas, parece que vários avanços foram feitos de lá para cá, já tem até um
projeto para o comando unrm (unremove):

http://freshmeat.net/projects/unrm/

Gustavo Adolfo Kellermann
address@hidden