Re: [shell-script] Dele��o_de_linha_em_branco

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] Deleção_de_linha_em_branco
Date: Wed, 16 Jul 2003 15:26:01 -0300 (ART)

oi leonardo,

 --- address@hidden escreveu:
> Caros, estou com o seguinte problema, tenho que eliminar as linhas
> em  branco de um arquivo e estou tendo alguma dificuldade. Estou
> usando o grep -v, mas não sei como identificar a linha em branco.
> Alguém tem alguma ideia ?

usa a tática reversa, procure por linhas que *têm* alguma coisa:

$ echo -e 'um\ndois\n\nquatro'
um
dois

quatro
$ echo -e 'um\ndois\n\nquatro' | grep .
um
dois
quatro
$

o ponto casa qualquer coisa, então a linha deve ter pelo
menos um char pra casar.

mas caso queira mesmo usar o grep -v, faça assim:

$ echo -e 'um\ndois\n\nquatro' | grep -v '^$'
um
dois
quatro

ou seja, um começo de linha (^) seguido de um fim de linha ($)
se quiser apagar as linhas que têm somente espaços em
branco também é só fazer

$ echo -e 'um\ndois\n    \nquatro' | grep -v '^ *$'
um
dois
quatro

que significa ' *' qualquer quantidade de espaços.

falouzz.

=====
--
Aurelio Marinho Jargas - Floripa
Vou ministrar Curso de Shell em SP http://aurelio.net

Yahoo! Mail
Mais espaço, mais segurança e gratuito: caixa postal de 6MB, antivírus,
proteção contra spam.
http://br.mail.yahoo.com/