Re: [shell-script] Shell p/ Tratamendo do INBOX

From: Gustavo Adolfo Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Shell p/ Tratamendo do INBOX
Date: Thu, 17 Jul 2003 10:41:18 -0300

Dah uma boa estudada no procmail. Ele faz magicas, e tem horrores de
documentacao, pois eh um comando super antigo do unix.

Uma vez eu implementei um sisteminha de contabilizacao de requisicoes
enviadas via mail, com o procmail e um pouco de awk.

Ele eh voltado para filtrar as mensagens no momento da chegada (sendo
chamado pelo sendmail, por exemplo) mas tenho certeza de que tem formas de
aplicar ele sobre mensagens que jah estao no inbox. Se ele nao fizer isso
sozinho, acho que tem como pedir uma ajuda do fetchmail.

Alem disso, tem o comando formail, extremamente util para formatar e
modficicar o conteudo de uma mensagem. Vc pode criar um filtro no procmail
que chama o formail, modfica a mensagem para adcionar uma tag especial...
quem sabe ateh enviar um e-mail de reclamacao para o ISP do spammer :-)

Uma olhada rapida no google e achei esse FAQ:

http://www.faqs.org/faqs/mail/filtering-faq/