off-topic

From: Wallasthon Koscianski
Subject: off-topic
Date: 22 Jul 2003 11:46:20 -0300

Desculpe mais achei muito interessante compartilhar essa informação.

Um gênio desconhecido

Software japonês está presente em quatro bilhões de equipamentos

George Nishiyama

Reuters

TÓQUIO - Ele poderia ser tão rico como Bill Gates, mas Ken Sakamura
garante se sentir bem com o suficiente para levar uma 'vida ordinária'.
O até agora desconhecido engenheiro japonês desenvolveu um sistema
operacional mais adotado do que o Windows, criado pelo homem mais rico
do mundo.

Tron, o software de Sakamura, é usado para garantir o funcionamento de
uma gama enorme de aparelhos - de câmeras digitais a motores de
automóveis -, da mesma forma como o Windows controla os PCs.

O que coloca esses sistemas - e as fortunas de Sakamura e Gates - em
lados completamente diferentes é que, ao contrário do Windows, que
precisa ser comprado da Microsoft, o Tron é gratuito.

Se o desenvolvedor japonês tivesse cobrado um centavo por cada uso do
Tron, ele seria bilionário, possivelmente comparado ao fundador da
Microsoft, que tem sua fortuna estimada em US$ 43 bilhões, segundo a
revista Forbes.

- Eu não pertenço à espécie dos homens de negócio, mas sim à dos
engenheiros - afirma Sakamura, 51 anos, que trabalha como professor na
Universidade de Tóquio, onde desenvolveu o sistema operacional há quase
20 anos.

- Eu acho que o Sr. Gates se encaixa mais no perfil de um executivo -
diz Sakamura, rindo. Ele afirma que está feliz com o salário que recebe
da universidade.

- Desde que eu esteja levando minha vida, não tenho problema algum com
isso.

De acordo com a Universidade de Tóquio, o salário anual dos professores
está na faixa entre US$ 59 mil e US$ 85 mil, excluindo possíveis bônus.

O Tron é um sistema embarcado que roda em microprocessadores
responsáveis pelo controle de aparelhos como celulares, máquinas de fax
e eletrodomésticos.

Segundo Sakamura, o sistema operacional é usado em três ou quatro
bilhões de aparelhos no mundo inteiro. Ele pode ser adaptado para rodar
em PCs. O Windows está presente em cerca de 150 milhões de computadores.

Na sua apresentação, em 1984, o Tron foi considerado no Japão como a
solução local que poderia enfrentar o domínio do Windows e da Microsoft,
libertando as empresas nipônicas do peso de pagar por um software
básico.

O sonho foi destruído em 1989, quando os EUA ameaçaram designar o Tron
como uma barreira desleal de comércio, dentro da lei Super 301. O país
se posicionou depois de descobrir que o sistema poderia ser usado como o
sistema operacional nos computadores das escolas.

Washington não precisou confirmar a promessa. O governo japonês
abandonou o projeto e muitas empresas locais se distanciaram do Tron,
com medo de enfurecer os EUA, seu maior mercado para exportações.

Maior do que o Windows

Tron está presente em carros, câmeras e eletrodomésticos

Até hoje, Sakamura se diz surpreso com a reação inicial americana e
desapontado com a resposta nipônica. As ações, no entanto, permitiram
que ele se concentrasse no desenvolvimento do Tron para o uso em
microprocessadores, e não em computadores de mesa.

- Eu não tinha tempo para me sentir triste ou chateado. Continuei o
trabalho para as câmeras digitais e telefones celulares - diz Sakamura,
que afirma não estar preocupado com o futuro do sistema, já que é
confiante na sua força tecnológica.

- A razão por ele não ter sido adotado em PCs foi política, e não
técnica.

Engenheiros de computação consideram que o Tron é rápido e perfeito para
realizar tarefas em tempo real, sem os travamentos que desgraçam o uso
do micro.

- Nos acostumamos a ter computadores que congelam uma vez ao dia, mas um
telefone celular não pode travar no meio de uma ligação - diz Masayuki
Makino, responsável pelo desenvolvimento de softwares para celulares da
NEC.

A Toyota, que usa o Tron para controlar os motores dos seus veículos,
diz que o programa também é ideal financeiramente, já que é um projeto
de código aberto, como o Linux.

Na prática, isso significa que um programador pode conseguir de graça os
códigos que formam o Tron e modificá-lo de acordo com suas necessidades
- como um cozinheiro faz com uma receita.

- Estamos satisfeitos com um software que atende as nossas exigências de
custo e qualidade - diz um porta-voz da empresa automotiva.

Hoje, quase 15 anos depois de ter sumido do universo dos computadores
pessoais, o Tron é 'dono' de 60% do mercado de sistemas operacionais
para microprocessadores.

Sakamura confessa ter grandes expectativas - enquanto segura um chip do
tamanho de uma cabeça de alfinete entre seus dedos. Segundo ele, o
mercado do Tron crescerá 80 trilhões de iens nos próximos 10 anos.

Mas ele insiste que não se arrepende em não ter feito fortuna com sua
invenção, e afirma não ter inveja de Bill Gates.

- Não acho certo cobrar as pessoas por algo que considero uma
infra-estrutura social. O pagamento também inibe o desenvolvimento da
indústria da computação. A infra-estrutura básica deveria ser gratuita -
afirma.

- Mas enquanto vivermos num mundo capitalista, o Sr. Gates é livre para
fazer o que quiser - considera.

Perguntado sobre qual sistema operacional controla seu computador,
Sakamura gargalha e responde:

- O Tron, é claro! Eu não uso Windows...

--
At.

Wallasthon Koscianski
Systems Engineer