Re: [shell-script] Re: Validação CPF/CNPJ em shell-script

From: Valtoir
Subject: Re: [shell-script] Re: Validação CPF/CNPJ em shell-script
Date: Mon, 4 Aug 2003 15:02:01 -0300

 Olá, Silvano.

Legais as alterações que fizeste. Algumas eu já sabia que eram possíveis mas
não sabia como fazer, e outras são novidade para mim. Cara, eu não sabia que
o bash faz cálculo de módulo! Pude aprender bastante comparando o código
antigo com o novo, e isso é muito legal. Só não caiu a ficha com relação ao
uso de parenteses dentro de parenteses, como na linha "pos=$((pos+1))". Se
alguém puder fazer a gentileza de me explicar, agradeço.

César, quando tiveres portado o filtro para C gostaria de ter uma cópia do
fonte, se possível. Já fiz código de validação em clipper, vb, php e agora
em bash. Acho que dá prá fazer uma home page só com códigos para checagem de
cic e cpnj 8-)

Aproveitando o script para cic, fiz o filtro pra checagem de cnpj, ainda sem
validações.

 --------------- 8< corte aqui 8< --------------
#!/bin/bash
## shell script em bash2 para validação de CNPJ
### escrito por Valtoir S. Jardim e Silvano Bolfoni Dias
#### address@hidden
##### feito em 2003-08-04
for digpos in 5 6
do
   dig=0
   pos=0
   for fator in `seq $digpos 2` `seq 9 2`
   do
      dig=$((dig + ${1:$pos:1} * fator))
      pos=$((pos + 1))
   done
   dig=$((11 - dig % 11))
   [ $dig -ge 10 ] && dig=0
   [ $dig -ne ${1:$pos:1} ] && { echo "CNPJ invalido"; exit; }
done
echo "CNPJ valido"

T+

Valtoir