RES: [shell-script] Testando Parametros

From: Rodolfo Villanova
Subject: RES: [shell-script] Testando Parametros
Date: Mon, 18 Aug 2003 14:33:21 -0300

Guilherme,

Não li ninguém responder à tua dúvida com alguma sugestão, talvez porque,
creio, não exista um comando único específico pra fazer o que precisas.
Utilizando meu sofisticado aparelho chamado "palpitômetro", faria um tipo de
teste nesse parâmetro que, à primeira vista, parece tosco, mas é simples e
funciona.
Simplesmente execute um simples teste de operação aritmética (tipo soma 1)
sobre o valor do parâmetro (!).
Se não gerar uma mensagem de erro em sua execução é porque é um número, senão é
um string (quer dizer, possuir qualquer outra coisa além de números ou não pode
ser interpretado como um valor com sintaxe numérica válida).
Simples demais?
Se alguém da lista bolar uma idéia melhor ou mais eficiente que essa, por
gentileza, sinta-se à vontade.
Procuro estar sempre aberto a receber críticas (fora os dias em que estou de
mau humor!); melhor ainda se forem construtivas e atinjam o objetivo que o
nosso amigo listeiro precisa.

Grato,

Rodolfo Villanova