Curiosidade sobre awk

From: Rodolfo Villanova
Subject: Curiosidade sobre awk
Date: Mon, 18 Aug 2003 16:28:07 -0300

People,

Estive testando o funcionamento do awk em um script e encontrei um problema
curioso que gostaria de compartilhar com vocês.

Em ambiente Unix do True64, o seguinte comando funciona (ou deveria funcionar)
como em qualquer outro script em ksh da família *n?x:

$> echo a | awk '{ print ( toupper($0) ) }'
$>

Já num ambiente ksh SunOs 5.8, a mesmíssima linha acima não faz nada nem acusa
erro:

$> echo a | awk '{ print ( toupper($0) ) }'
$

Mas que m...!!!
Como conseguir resolver essa p... que nem mesmo dá erro na execução e não faz o
que deveria fazer?

Pescando pistas dadas pelo velho "man", só obtive êxito ao trocar o "awk" por
"nawk"!
E eu que pensava que o awk fosse facilmente portável!

Fiz meu comentário, mas sempre esqueço que a maioria do pessoal dessa lista
trabalha com Linux, e pra esse ambiente (em seus diversos sabores) sempre
existem (ou se não tem, inventam logo adiante) ferramentas pra resolver casos
específicos).

Abraços,
Rodolfo Villanova