Re: Limitar numero de processos em paralelo

From: César A . K . Grossmann
Subject: Re: Limitar numero de processos em paralelo
Date: Fri, 22 Aug 2003 13:02:10 -0000

--- Em address@hidden, "Leonardo Ayres"
<leonardo.ayres@u...> escreveu

> O que eu quero é executar três em paralelo, e quando qualquer um dos
> processos terminar, começar a executar mais um.

Eu imaginei a seguinte solução:

--//--
#!/bin/bash

if [ "$1" == "" ]
then
  $0 chamar&
  $0 chamar&
  $0 chamar&
else
  processo
  $0 chamar
fi
--//--

A idéia é simples: se o script for chamado sem parâmetros, então ele
chama três instâncias de si mesmo em segundo plano, com o parâmetro
"chamar" (ou qualquer coisa, é só para não cair no primeiro braço do
"if"). Quando o script é chamado com um parâmetro, é por que ele já
está em segundo plano, então ele pode chamar o processo em questão, e,
quando o processo for interrompido, ele vai se chamar novamente,
gerando um loop infinito (se a recursividade estiver consumindo muita
memória, dá para colocar um laço while infinito no lugar da chamada
recursiva).

Não testei a solução, mas imagino que funcionará...

[]s
--
César A. K. Grossmann
http://www.LinuxByGrossmann.cjb.net/