RE: [shell-script] testar link

From: Okama, Luis
Subject: RE: [shell-script] testar link
Date: Mon, 25 Aug 2003 06:56:29 -0400

Sylvio

        Nao sei bem se eh isso mesmo q vc precisa, o script abaixo testa os
IP's e executa o que vc precisa (route)
no link q estiver UP. Pelo q eu entendi tb, vc precisa de prioridade de
link, ou seja se o LINK 1 responder
descarte o LINK 2, eh isso mesmo??? Se sim, basta vc definir na variavel
"IP_ADSL1" o seu IP "majoritario".
        Note q no ping tem algumas flags, no caso abaixo eu to usando o
pacote IPUTILS da GNU, elas fariam o seguinte: a flag "-c" setaria o envio
de um unico pacote, a flag "-w" seta o timeout para 1 segundo, adeque as
flags de acordo com sua necessidade e versao :)

# aki vc define os IP's de suas ADSL's

IP_ADSL1="xxx.xxx.xxx.xxx"
IP_ADSL2="xxx.xxx.xxx.xxx"

# o if abaixo testa o link 1 e na sequencia o link 2, porem se o link 1
responder ele descarta o teste do 2 link

if /bin/ping -c 1 -e 1 $IP_ADSL1 > /dev/null 2>&1; then
        echo IP $IP_ADSL1 responde
        route add defalt gw <IP GW> netmask ...
elif /bin/ping -c 1 -w 1 $IP_ADSL2 > /dev/null 2>&1; then
        echo IP $IP_ADSL2 responde
        route add defalt gw <IP GW> netmask ...
else
        echo ambos IP's naum respondem
fi

vc poderia usar o laco for tambem, caso queira ver como ficaria dah um toque
:)

[]´s

Okama