Re: [shell-script] Ativação do Speedy Home

From: Fernando Lemes da Silva
Subject: Re: [shell-script] Ativação do Speedy Home
Date: Thu, 25 Sep 2003 11:03:16 -0300

   Daniel, fiz um script para efetuar o logon para conexões Speedy... O
script basicamente tem 5 funções : login, logout, restart, status e keep. No
caso da keep ele entra em um loop infinito e fica checando a conexão... se
ele achar que perdeu a autenticação ele dá um restart.

   Como sou novato em shell script deve ter muita coisa que pode ser feita
de maneiras mais elegantes e eficientes... se alguem vir alguma coisa que
possa ser melhorada, por favor me avise !

   []'s
   Fernando Lemes

#!/bin/bash
#
# KoHo Network Services - Script de logon para o Speedy
#
# Linhas de ajuda
HELPLINE1="KoHo Network Services - Script de logon para o Speedy"
HELPLINE2="Uso diagnostico : $0 [on|off|restart|status]"
HELPLINE3="Uso como daemon : $0 keep &"

# Dados para autenticacao
USERNAME="address@hidden"
PASSWORD="suasenha"

# Dados para teste do status
TEST_DNS="200.176.2.10"
TEST_HOST="www.terra.com.br"

# Aqui comeca o codigo
if [ $1 ]; then
  if [ $1 == "off" ] || [ $1 == "restart" ]; then
    echo Desconectando...
    lynx -dump -accept_all_cookies
"http://200.171.222.97:86/speedywebapp/servlet/logoff"; > /dev/null
  fi
  if [ $1 == "on" ] || [ $1 == "restart" ]; then
    echo Conectando...
    lynx -dump -accept_all_cookies
"http://200.171.222.97:86/speedywebapp/servlet/logon?opcion=internet&CPURL=&;
username=$USERNAME&password=$PASSWORD" > /dev/null
  fi
  if [ $1 == "status" ]; then
    echo Verificando status...
    if ping -c 4 -w 8 $TEST_DNS > /dev/null ; then
      echo DNS em $TEST_DNS esta respondendo.
      if [ "$(host $TEST_HOST $TEST_DNS | cut -d: -f3)" != "" ]; then
        echo Resolucao de nome para $TEST_HOST esta ok.
      else
        echo Falha na resolucao de nome para $TEST_HOST.
      fi
    else
      echo DNS em $TEST_DNS nao esta respondendo.
    fi
  fi
  if [ $1 == "keep" ]; then
    echo
    echo Iniciando daemon para manutencao da conexao...
    while : ; do
      if ! ping -c 1 -w 2 $TEST_DNS > /dev/null ; then
        echo Falha na conexao Speedy...
        if ! ping -c 10 -w 20 $TEST_DNS > /dev/null ; then
   echo Tentando autenticar...
      sleep 30
    done
  fi