Re: [listas] [shell-script] Script monitoramento do systema

From: Rafael Gustavo Gassner
Subject: Re: [listas] [shell-script] Script monitoramento do systema
Date: Mon, 10 Nov 2003 15:13:20 -0200

Olá,

     Acredito que se  você habilitar snmp no seu servidor (snmpd), e der um
snmpwalk nas variáveis direcionando para arquivo de tempos em tempos, poderá
capturar as informações para fazer a manipulação e geração de relatórios
posteriormente.

Poderia ser feito da seguinte maneira:

while (test 1); do snmpwalk -v 1 -c public localhost .1 > `date +%s`; sleep
300; done

Para ver o que significa cada variável do SNMP, utilize o comando:

orwell:/# snmptranslate HOST-RESOURCES-MIB::hrSystemProcesses.0  -Td
.1.3.6.1.2.1.25.1.6.0
hrSystemProcesses OBJECT-TYPE
  -- FROM       HOST-RESOURCES-MIB
  SYNTAX        Gauge32
  MAX-ACCESS    read-only
  STATUS        current
  DESCRIPTION   "The number of process contexts currently loaded or
        running on this system."
::= { iso(1) org(3) dod(6) internet(1) mgmt(2) mib-2(1) host(25) hrSystem(1)
hrSystemProcesses(6) 0 }
orwell:/#

Essa dá o número de processos rodando no sistema.

Acredito que para capturar os dados isso resolva

Atenciosamente,

Rafael Gustavo Gassner
http://rgg.homelinux.com:8080