RE: [shell-script] usando cut

From: Mateus Caruccio
Subject: RE: [shell-script] usando cut
Date: Wed, 12 Nov 2003 22:40:17 +0800

ola,

  essa dica ja rolou diversas vezes por aqui, mas sempre é bom relembra ;)

  praticamente todos (acho q todos mesmo) os comandos do unix recebem como
parametro o nome de um arquivo para trabalhar... por exemplo, ao invez de fazer

$ cat /etc/hosts | grep "MFAZENDA-01"

poderia ser feito:

$ grep "MFAZENDA-01" /etc/hosts

Alem de fazer um script mais claro (para leitura) isso faz com que somente um
processo seja executado, diminuindo o load do processador e acelerando o
comando como um todo.

Neste caso especifico, poderia ter sido utilizado somente o awk com a funcao de
regex builtin:

$ awk '/MFAZENDA-01/ { print $1 }' /etc/hosts

[]s

  Mateus