Re: [shell-script] Debugar shell

From: Everton Aparecido Onofre
Subject: Re: [shell-script] Debugar shell
Date: Wed, 14 Jan 2004 12:41:43 -0200

Provavelmente existe alguma linha com algum teste de variáveis que está
gerando este erro. Exemplo:

if [ $VARIAVEL = 2 ]; then

Este tipo de erro sempre irá ocorrer quando $VARIAVEL tiver mais de 1
string. Exemplo:

VARIAVEL="batata quente"
if [ $VARIAVEL = "batata" ];then   <<< Esta linha irá gerar um erro, pois
$VARIAVEL contem mais de 1 string.

A solução é "proteger" $VARIAVEL entre aspas duplas.

if [ "$VARIAVEL" = "batata" ];then   <<<< Isso vai funcionar sem
problemas.

Para debugar o script:

set -x    <<< Insira este comando no script para habilitar o debug
set +x    <<< Este aqui desabilita

Aquele!

Everton Aparecido Onofre
Técnico em Telecomunicações