Re: capturar dados ecossonda cient�fica

From: Marcelo Alexandre Bruno
Subject: Re: capturar dados ecossonda científica
Date: Wed, 10 Mar 2004 13:02:59 -0300 (ART)

Prezados Felipe e colegas

> Usar uma linguagem que atualmente não está sob uma
licença "livre" não
> significa que os programas também estarão. Já que é
>uma aplicação muito
> específica, dificilmente há alguma coisa feita. Não
>sei, mesmo. Mas de
> qualquer forma, o lua é open, mesmo assim. Qual
seria >o problema?

Os problemas, como a maioria das aplicações, são os
custos de licenças de softwares proprietários para
visualizar estes dados capturados pela ecossonda
(Echoviem, US$20.000, Movies US$15.000) e que rodam em
Windows.

O que gostaríamos é de poder adaptar algumas rotinas
para que uma máquina rodando linux possa capturar
estes dados pela porta paralela (ou alguma outra
forma, via ethernet??), enquanto outro micro rodando
Windows possa utilizar ainda o soft proprietário (não
é pirata!!) para visualização. Procurei por aplicações
livres nesta área e realmente não achei! Acredito que
seja um bom 'nicho' para o pessoal que gosta de
programar! Como quero aprender um pouco mais, pensei
em estudar Lua e adaptar o que for possível para bash.

>Sempre é possível. No teu caso, eu não sei se seria
>recomendável. Deve
>haver alguns cálculos (super floats, longos) e
algumas >outras operações
>que o shell (ao menos em seu formato "padrão") não
>especifica.

Uhhmm, não entendi!

Vc pode enviar alguns exemplos de como capturar dados
via porta paralela??

obrigado por qualquer ajuda!
Marcelo

=====
## ~~~~~~~ Oceanólogo ~~~~~~~ ##
#  Marcelo Alexandre Bruno
#  Linux User: 124592
#  Pós-graduação Oceanografia Biológica
#  FUNDACAO UNIV. FEDERAL do RIO GRANDE
#  Departamento de Oceanografia
#  Lab. de Tecnologia Pesqueira e Hidroacústica
#  AV. ITÃLIA km 8 s/n - CARREIROS
#  96201-900 (0xx53) 2336528
#  Rio Grande - RS - BRAZIL

Yahoo! Mail - O melhor e-mail do Brasil! Abra sua conta agora:
http://br.yahoo.com/info/mail.html