Setar variavel de ambiente

From: andrenoise
Subject: Setar variavel de ambiente
Date: Mon, 22 Mar 2004 17:14:48 -0000

Boa tarde galera.

Estou com o seguinte problema, e não sei se entrei no forum com o
assunto correto. Mas é o seguinte.

De inicio preciso falar que não conheço nadinha de Linux.

bom, tenho uma aplicação que fiz em jsp/java.
Esta acontecendo que quando eu leio um arquivo .xml, pego informações
dele, carrego em variaveis ... e após isso dou um Insert no banco de
dados PostgreSql.
Tudo funciona legalzinho ... o problema é que.
Esse arquivo .xml tem palavras com acentos e se eu fizer esse
processo no linux, as informações que são gravadas no banco veem com
as acentuações em forma de caracter estranho. mas se eu fizer no
windows, tudo vem perfeitamente.
A base de dados esta com o encoding = LATIN1, e fica na maquina LINUX.

Me falaram que se eu setar a variavel de ambiente do Linux a
LANG=pt_br, isso ficaria normal.
Porém eu preciso seta-la no momento da execução do aplicativo que fiz.

Pergunto.
 Da para setar essa variavel de ambiente(LANG) em tempo de execução
de um aplicativo ????  e se sim, como que eu faço isso(em java) ???
  Alguém poderia me ajudar....

Obrigado galera ....
[]'s