The parameter list is too long

From: Rodolfo Villanova - TmS Brasil
Subject: The parameter list is too long
Date: Thu, 25 Mar 2004 16:39:19 -0300

People,

A propósito de uma questão levantada em outra lista:

> Este erro é comum em qualquer sistema operacional. Tu tá tentando passar
> ao programa `ls' uma quantidade de argumentos maior que o limite que o teu
> sistema já tem estabelecido para essa lista.  Apesar de parecer que tua
> lista tem apenas um argumento, ela tem o número de arquivos que está no
> diretório `/diretorio/subdiretorio' que obedecem ao padrão `arq*.txt'.
>
> Uma das inúmeras maneiras de resolver este problema é:
> echo /diretorio/subdiretorio/arq*.txt|xargs ls -l

Há também outras formas para resolver o problema levantado.

Porém, quando preciso transmitir por ftp um lote muito grande de arquivos
usando expressões regulares, meu script-padrão acabam caindo no mesmo
problema levantado acima, ou seja, a limitação da quantidade de arquivos a
serem transmitidos em um único 'lote' (limitado em cerca de mil cento e
poucos arquivos).

Excluindo a hipótese de dividir o diretório com milhares de arquivos a serem
transmitidos em lotes de 1000, há alguma outra alternativa viável?

Grato,
Rodolfo Villanova