Re: [shell-script] Re: Mudando de assunto, outra duvida

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] Re: Mudando de assunto, outra duvida
Date: Mon, 29 Mar 2004 23:21:31 -0300 (BRT)

On Tue, 30 Mar 2004 12:26am  -0000, Eduardo Nunes Pereira wrote:

> Procure por algoritmos de comparação de vetores, como o famoso
> algoritmo da bolha !

Mas esse nada tem a ver com comparação, é com ordenação.  E por sinal há
alguns dias eu postei nesta mesma lista uma implementação que fiz de uma
ordenação quicksort.

> Algoritmos se adaptam a qualquer linguagem de programação !

O "shell" é, mas também não é, uma linguagem de programação.  E o que ele
está querendo é justamente saber como é que, em "shell", as operações que
ele apresentou seriam feitas, usando valores de um vetor.  E a resposta a
essa pergunta é simples:  Assim como ela é feita com qualquer outro valor
que poderia ser referenciado.  Na shell tu vai acessar os valores de um
vetor usando ${vetor[posição]}.  As operações aritméticas podem ser feitas
usando-se a expansão $((operação)) e as comparações com a avaliação do `['
ou do equivalente (às vezes externo) `test' -- As aritméticas também podem
ser feitas com um equivalente externo, assim como o `test', o `expr'.

--
Felipe Kellermann