Re: [shell-script] Gravação de CDs

From: Fernando França
Subject: Re: [shell-script] Gravação de CDs
Date: Mon, 19 Apr 2004 17:18:26 -0300

  Ola lista,

  Ronei, acho que o split pode te ajudar... eu faco isso sempre, gero arquivos
de backup (.tar.gz) com o split que separa em varios arquivos de 700mb.

  Esse texto foi tirado de um mini how to escrito por mim. Espero que possa
ajudar.
  (www.endless.com.br/~fernando/linux.php)

  Tar e split. Gerando backups e dividindo-os.

Podemos gerar backups de um grande conteúdo, dividindo-os em vários volumes e
com o tamanho desejado.

Por exemplo, desejamos executar o backup do /home, que somado, possui cerca de
dois gigas:

$ tar cv /home/ | split -b 650m - prefixo_do_arquivo_dividido.tar.

E para restaurar esse mesmo backup gerado:

$ cat prefixo_do_arquivo_dividido.tar.* > novo_arquivo_inteiro.tar
$ tar xvf novo_arquivo_inteiro.tar

Note que esse processo irá gerar quantos arquivos forem necessários com o
tamanho de 650 megas até completar o tamanho total do diretório. O mesmo não
está compactado, pois só usamos o tar e para restaurar o backup, pegamos esses
arquivos, juntando-os com o cat para em seguida extrair. Porém, podem existir
variações:

$ tar cz /dir/ | split -b 500m - backup_compactado.tar.gz.

Geramos um backup com prefixo de backup_compactado.tar.gz, os arquivos terão
no máximo 500 megas e estão compactados. Para restaurar e em seguida
descompactar:

$ cat backup_compactado.tar.gz.* > backup_compactado_restaurado.tar.gz
$ tar xzvf backup_compactado_restaurado.tar.gz

--
 --==--==--===--===--==---==---==--
  Fernando França
  Linux Sys Admin