Re: [shell-script] Ajuda

From: Ulysses Almeida
Subject: Re: [shell-script] Ajuda
Date: Fri, 30 Apr 2004 09:07:45 -0400

On Fri, Apr 30, 2004 at 09:39:38AM -0300, Victor Leonardo wrote:
> Bom dia pessoal!
Bom dia, ;)

> [...]
> dou um echo nessa variável direcionado para um arquivo que vai
> acumulando o conteúdo dessa variável. Só que por se tratar de texto,
> muitas vezes a variável é muito extensa. O que eu quero é montar algo
> que me permita quebrar essa variável quando ela for maior que x posições
> e jogá-la para o arquivo "quebrada" de modo que o texto fique bem
> alinhado.
> Ex:
>
> $VAR=bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla ...
>
> quebrar a variável a cada 36 posiçõese jogar isso para um arquivo de

Sim, é possível, se você não se importa com a quebra de "palavras",
voce pode utilizar um unico sed para isso.

$ VAR="bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla ..."
$ echo $VAR |sed 's/\(.\{36\}\)/\1\n/g'
bla bla bla bla bla bla bla bla bla
bla bla bla bla bla bla ...

Se quiser mais ou menos caracteres em cada linha, basta mudar o "36".

$ echo $VAR |sed 's/\(.\{12\}\)/\1\n/g'
bla bla bla
bla bla bla
bla bla bla