Re: [shell-script] Re: ajuda no awk

From: opa
Subject: Re: [shell-script] Re: ajuda no awk
Date: Sat, 15 May 2004 09:09:48 -0300 hrN

Se você realmente deseja um backup com disponibilidade é bom evitar
o uso de dispositivos fixos da máquina, ou de outras no mesmo ambiente
(roubo, incêndio, inundação, etc.)
Usar o mesmo hd é má idéia.
A mesma partição, pior ainda.
Se é uma prevenção apenas contra erros humanos ou de sistema, vá lá.

Depois que revisei a sua mensagem vi que isto acima não se aplica a ela.
Resolvi deixar, e ampliar, para alertar outras pessoas, otimistas, menos
experientes ou principiantes.

Quanto ao seu receio, sim tentaria. Acredito no entanto, que o próprio cp
se encarregará de rejeitar a cópia de um diretório para ele mesmo. Sugiro
que crie uma árvore reduzida e experimente, trocando o / por ./ .

Outra coisa que pode ser interessante, é a que particularmente uso e
prefiro, principalmente ao copiar de um raiz, que costuma ser bem
definido e restrito é:
cp -pR /sbin /bkp
cp -pR /bin /bkp
ou simplesmente:
cp -pR /sbin /bin /usr ... /bkp

Com isso você pode facilmente exluir /bkp, /tmp, /proc
/var, etc. (não /etc, por favor :), caso deseje.

Poderia tentar também, acho que é a sua filososfia, citando as exclusões:
cp -pR $(ls /|grep -vE "^bkp|^tmp|^pr|^va"|tr "\n" " ") /bkp

Se não for para uso imediato, via substiuição de hd, já pensou em usar o tar
com o bzip2? Demora bem mais com certeza, mas você tem facilidades de exclusão
e o espaço ocupado é bem menor. Onde é tolerada uma falha com parada maior,
não teria dúvida em recomendar.

Espero ter contribuido!