Fazer programas/shells gráficos no linux ?

From: IGOR
Subject: Fazer programas/shells gráficos no linux ?
Date: Wed, 19 May 2004 02:55:35 -0300

Olá pessoal,

gostaria de saber, como faço aqueles programas gráficos do Linux ?

Ex.: Tem um pacote que instalei no linux o xsmbrowser, um tipo de "ambiente de
redes do windows", você executa ele no prompt e aparece o programa gráfico.
Não estou falando "DIALOG".
Ou você abre qualquer programa e ele abre uma janela ...

Como faço isso ?
Qual o nome disso ?
E onde posso encontrar informações em português sobre esse assunto ?

Obrigado e espero que tenham entendido a minha dúvida.

Igor Rodrigues Damiano