Re: [shell-script] logica

From: Viktor Mota
Subject: Re: [shell-script] logica
Date: Tue, 1 Jun 2004 10:54:56 -0300

Olá groo,

domingo, 30 de maio de 2004, 10:31:04, você escreveu:

INICIO do script soma.sh
#!/bin/sh

# Definindo o valor da variavel valor
valor=0

# liste o arquivo e eqto vc le cada linha faca o seguinte:
cat /tmp/valores |
while read val1
# jogue o valor de cada linha na variavel val1
do
  # agora jogue na variavel valor o resultado da expressao de soma
  # valor=valor + val1, onde valor é a variavel principal, e val1
  # a variavel que estou lendo linha a linha
  valor=`expr $valor + $val1`

  # Mostre o resultado de $valor
  echo $valor
done

# estou instruindo o programa que acabei de processar tudo..
# esse comando exit 0 tem apenas valor de conhecimento no momento
# sem ele o script roda do mesmo jeito
exit 0
#==========================================================================
FIM do script soma.sh

Experimente modificar o a linha  valor=`expr $valor + $val1` para
valor=`expr $val1 + $val1` e veja o que acontece...

Experimente tirar a linha echo $valor que esta dentro do while e
coloque-a depois do comando "done" e veja o que acontece...

É só ir experimentando as possibilidades....

Como sempre, esta eh apenas uma das 1001 formas de se fazer o que vc
quer no shell....

g>     supondo q eu tenho uma variavel valor=0
g>     e um arquivo /tmp/valores com o conteudo

g> 1
g> 2
g> 3
g> 4
g> 5
g> 6

g>     como eu faço para q um for some cada valor desse e me retorne o total no
fim?

g>     pra vcs q raciocinam em algoritmo deve ser facil mas meu
g> limitado cerebro nao tah conseguindo.

Olha  soh...  teu  cerebro  é limitado ele esta eh preso, expanda seus
horizontes, desafie a matrix :)

[]s
Viktor Mota
address@hidden

--- tagline ---
S vc pd lr iss, vc pd consg u bm trbl em prgmcaeo d cmptd.