qtos micros tem na rede?

From: massatchan
Subject: qtos micros tem na rede?
Date: Sat, 12 Jun 2004 14:33:26 -0000

Pessoal, bom dia!
Estou iniciando com o Linux e espero q vcs me ajudem, estou lendo
bastante e algum dia ainda fico bom nisso.rs.

Estou qrendo criar um script e já tenho a lógica, só preciso q vcs me
ajudem no seguinte....

preciso saber qtas maquinas existem em uma subrede, acontece q onde
trabalho tenho mais de 100 subnets, portanto criando um script seria
mais rápido.

só não consigo fazer o seguinte...

se ping for ok

faça isso

senão

faça aquilo

como faço um script para verificar se o ping foi ok ou não? desculpe
se não fui muito claro.

Obrigado.