----- Re: [shell-script] enviando e-mail

From: lferreir1
Subject: ----- Re: [shell-script] enviando e-mail
Date: Mon, 28 Jun 2004 13:22:18 -0000

--- Em address@hidden, "Luiz A Brigatti Jr (Yahoo-
br)" <luizbrigatti@y...> escreveu
> Aproveitando sua fala, sabe como compactar um arquivo e ao final
encaminhar um email com ele anexo
> obrigado

Caro xará;
Você pode usar o compress, ou zip, se vc tiver no seu S.O.
Estes dois compactadores são lidos pelos tradicionais programas de
compressão ( winzip, masterzip, zipgenius, etc)
A última versão do zip tem a opção de criptografar o arquivo. Muito
interessante.

Vamos usar o compactador compress

Ex.: compress teste.txt

Após compactar o arquivo, vc precisa codificá-lo para que o serviço
de e-mail o reconheça.

Para isto, utilize o comando uuencode. A sua sitaxe é:

uuencode teste.txt.Z teste.txt.Z > teste.uu

O primeiro nome é o nome do arquivo compactado pelo compress.
O segundo nome é o nome ao qual o destinatário irá receber.
A saída irá chamar teste.uu
O sufixo .uu não é obrigatório, portanto o nome da saída pode ser
qualquer um. Costumo colocar .uu para saber que este arquivo é em
formato uuencode.

Agora vc precisa gerar um e-mail. Ex.:

echo "Isto eh um teste de e-mail.\n\nAnexo o arquivo teste.txt.\n\nO
arquivo estah compactado." | cat - teste.uu > teste.mail

Atente que após o cat, existe o sinal de menos (-) e logo após o nome
do aruqivo a ser anexado.

Agora é só enviar o e-mail. Eu utilizo o mailx. Ex.:
mailx -v -r nome_do_email_de quem_estah_enviando -s "teste"
fulano_arroba_ig.com.br < teste.mail

Até!
Luiz Roberto