Re: [shell-script] Resumo 1217 - Duvida em shell que checa uso em disco

From: Marcelo G. Dias
Subject: Re: [shell-script] Resumo 1217 - Duvida em shell que checa uso em disco
Date: Tue, 3 Aug 2004 13:32:02 -0300

Em Sex 23 Jul 2004 08:48, address@hidden escreveu:
>  From: Sandro Oliveira.
>   To: address@hidden
>   Sent: Thursday, July 22, 2004 8:36 AM
>   Subject: [shell-script] Duvida em shell que checa uso em disco

Alterei seu script e aqui funcionou

#!/bin/sh
# Variaveis

# Em vêz de deixar qtd=80 eu alterei para:

[ "$1" ] && qtd="$1" || qtd=80

# Desta forma se não informado valor após comando ele considera 80%
# $ script.sh 50
# O 80 será substituido por 50

# Observe que o awk foi modificado
corrent=`df -h|tail -3|grep -v '/dev/cdrom[1-9]'|awk '{print $1":"$5}'|sed
s/\%//g`

# aqui ele estah retornando, o dado na seguinte forma {37 0 40},
# acrescentei no
# grep para ele naum pegar as unidades de cdrom,tail +2 para ele excluir
# a primeira linha e o sed para excluir o %

# Aqui eu modifiquei para melhor identificar qual disco está cheio

for i in $corrent
do
        disco=`echo "$i" | cut -f1 -d":"`
        espac=`echo "$i" | cut -f2 -d":"`
        if [ "$espac" -ge "$qtd" ]
        then
                echo " O servidor estah usando "$qtd"% do disco $disco"
        fi
done

Compare com o original logo abaixo e espero têr ajudado ...

--
\|||||/
(o o)       *** Seja Livre e evite a pirataria use GNU/Linux ***