Re: script distribuição de Pacotes

From: pinguimrmbr
Subject: Re: script distribuição de Pacotes
Date: Tue, 09 Nov 2004 10:48:35 -0000

>     Crie um diretorio que todas suas maquinas acessem
> (nfs, smb,..) e
> faça um script que liste o conteúdo do diretorio e
> verifique se o pacote
> já está instalado na máquina (isto irá variar com sua
> distro), e instale
> automaticamente caso não esteja. Assim todo mundo ao
> ligar o computador
> iria fazer o serviço de atualização por voce. :-)
>
>     Ahh.. me ocorreu uma maneira alternativa. Voce
> pode fazer na estação
> uma lista dos pacotes que já foram instalados. Assim o
> script verifica
> [...]

Olas

Dependendo da distribuicao, voce tem sistemas para atualizacao de
pacotes. RedHat tem o up2date, Fedora tem o YUM e o up2date, debian
tem o apt-get, slackware tem o slackupdate, o slapt-get, e vai por
ai. Em todos eles, voce pode informar onde fica o repositorio de
pacotes atualizados. Durante a execucao do sistema, o repositorio é
lido e os pacotes contidos/passados por linha de comando sao
comparados aos instalados na maquina e, se necessario, atualizados.

No caso do Slackware, por exemplo, o slackupdate.sh é um shell script
que verifica os repositorios e faz o download dos arquivos. A
instalacao é manual. Os YUM/up2date podem fazer tanto somente o
download quanto a instalacao. apt-get faz download e/ou instala os
pacotes.

O sistema que uso na minha empresa tem a seguinte filosofia:

0) A instalacao dos servidores é homogenea. Todos rodam Slackware.
Nao fico com 10 distribuicoes diferentes. Sao mais de 150 servidores
e tento manter tanto hardware quanto sistema operacional bem iguais.
1) Um repositorio verifica as atualizacoes do Slackware via
slackupdate.
2) Uma vez por dia, atraves do cron, os servidores verificam se
existem atualizacoes no repositorio central.
3) Se existirem, os pacotes sao copiados e o update é efetuado.
4) O log das acoes é enviado ao administrador por e-mail.

A unica "modificacao"  que eu fiz no sistema de atualizacoes foi
colocar o endereço do meu repositorio como opcao de busca para o
slackupdate.

Acredito que implementar isso no YUM, up2date, apt-get nao seja
absolutamente complexo. O YUM, inclusive, tem a possibilidade de
rodar como um serviço e fazer os updates automaticamente.

Um abraço