Re:[shell-script] vel-media

From: MrBiTs
Subject: Re:[shell-script] vel-media
Date: Sat, 20 Nov 2004 16:36:36 -0300

> Olá
> estou com a seguinte dúvida aqui nos
> cálculos.
> O arquivo nohup.out
> download rate: 6.15 kB/s
> upload rate: 4.77 kB/s
> download total: 66.2 MiB
> upload total: 73.8 MiB
> Fazendo o cálculo desta maneira tenho um resultado
> num=$(cat nohup.out|grep "download rate"| cut -d" " -f4|paste -s -d+|bc)
> linhas=$(cat nohup.out|grep "download rate"| cut -d" " -f4|wc -l)
> echo "scale=2; $num / $linhas"|bc
>
> E fazendo desta outro
> [...]

Vamos a uns pontos:

1) Fazendo em linha de comando:

$  num=$(cat nohup.out|grep "download rate"| cut -d" " -f4|paste -s -d+|bc)
(standard_in) 1: parse error

Ou seja, o seu comando esta errado.

Trocando-se -f4 ( que retorna kB/s) por -f3 ( que retorna 6.15), temos $num
valendo 6.15, $linhas valendo 1 e $num / $linhas valendo 6.15

2) O awk TAMBEM me retorna 6.15.

Se (1 modificado) e (2) retornam 6.15, o seu codigo em (1) esta errado por
causa do -f4.

Desconsiderei a informacao de que o arquivo tem 1.2Gb. Mas ai, Mãe Dinada
apareceu em casa me falou palavras de sabedoria: " Quando eu fecho meus olhos,
vejo uma escuridao profunda ". Baseado nisso, reli o versiculo 598 do capitulo
1859 do 231o Livro Sagrado do Mestre Silas, que dizia: " Quem pediu, pediu...
quem nao pediu, pida !". Essa leitura sagrada da vasta e ainda inacabada obra
de Silas abriu minha mente para o entendimento profundo do seu problema. Voce
tem varios registros iguais ao exemplo dentro do seu nohup.out ( realmente, um
nomezinho escolhido as pressas ) e quer conseguir a velocidade media do seu
download rate.

Veja se corrigindo o primeiro comando, os valores batem.

Um abraço, e fiquem com Silas