Re: [shell-script] Estou quebrando a cabeça

From: Andreyev Dias de Melo
Subject: Re: [shell-script] Estou quebrando a cabeça
Date: Fri, 03 Dec 2004 11:24:33 -0200

Nicole wrote:
Bom pessoal eu estou tentando desenvolver um script que interaja com o
usuário dando-lhe a opção de escolher quanto tempo irá durar a sua sessão.

Onde o usuário ao digitar um determinado tempo por axemplo: 1:00 Hora então o
script leia a variavel e execute depois de uma hora o comando "killall gnome-session"

Hmmm... mas o usuário só pode usar o gnome?

$ read -p "Em quantos minutos vc vai embora? " TCHAU
$ echo "killall gnome-session" | at now + ${TCHAU} min

Se não usam sempre gnome, talvez vc possa matar o X todo(init 3; init 5 ?)

$ read -p "Em quantos minutos vc vai embora? " TCHAU
$ echo "init 3; init 5" | at now + ${TCHAU} min

BTW, se vc quiser que o usuário seja chutado de terminais tbm, pode fazer:

$ read -p "Em quantos minutos vc vai embora? " TCHAU
$ export A=$$ ;(sleep ${TCHAU} ; kill -9 ${A}) &

Como sempre, NÃO teste isso em ambientes de produção!
HIH!

Andreyev

ps: seria legal verificar se o usuário digitou um numero inteiro pro minutos,
mas como fazer isso?