Awk para editar texto

From: Gilson Souza
Subject: Awk para editar texto
Date: Sat, 4 Dec 2004 15:18:59 -0200

Seguinte, eu tenho um arquivo + ou - assim:

xxx 123 qqr ex
yyy 132 out id
ddd 045 end exi

para eu mandar todo este texto para um arquivo novo sem a linha que
contem o 123 eu faço o seguinte:
awk ' ! /123/ {print}' text1.txt > text2.txt

mas eu estou usando em um script e no lugar que esta o 123 eu gostaria
de colocar uma variavel que eu dei um "read" antes!
por ex:
awk ' ! /$var/ {print}' text1.txt > text2.txt
mas isto nao existe, eu nao posso colocar a variavel dentro das duas
barras!!Como faço para colocar a variavel que eu declarei no programa
dentro do awk????