Re:[shell-script] Awk para editar texto

From: MrBiTs
Subject: Re:[shell-script] Awk para editar texto
Date: Sun, 5 Dec 2004 07:02:55 -0300

> Seguinte, eu tenho um arquivo + ou - assim:
> xxx 123 qqr ex
> yyy 132 out id
> ddd 045 end exi
> contem o 123 eu faço o seguinte:
> awk ' ! /123/ {print}' text1.txt > text2.txt
> mas eu estou usando em um script e no lugar que esta o 123 eu gostaria
> de colocar uma variavel que eu dei um "read" antes!
> por ex:
> awk ' ! /$var/ {print}' text1.txt > text2.txt
> mas isto nao existe, eu nao posso colocar a variavel dentro das duas
> barras!!Como faço para colocar a variavel que eu declarei no programa
> [...]

Vamos la

O problema ai nao é colocar uma variavel entre as duas barras. É colocar uma
variavel dentro de aspas simples. Dentro de aspas simples, vc nao esta
interpolando essa variavel, entao o que o awk esta procurando ai é simplesmente
a nao ocorrencia da string $VAR, e nao do CONTEUDO da variavel $VAR.

Veja:

VAR=123
awk ' ! /$VAR/ {print}' teste.txt
xxx 123 qqr ex
yyy 132 out id
ddd 045 end exi

Entretanto, se eu colocar os comandos do awk dentro de aspas duplas, tenho a
substituicao da variavel

VAR=123
awk " ! /$VAR/ {print}" teste.txt
yyy 132 out id