Re:[shell-script] PROBLEMAS AO EXECUTAR SCRIPT (Esclarecimentos)

From: MrBiTs
Subject: Re:[shell-script] PROBLEMAS AO EXECUTAR SCRIPT (Esclarecimentos)
Date: Sun, 19 Dec 2004 06:18:22 -0300

> Ao rapazes que responderam minha pergunta MrBiTs,
> Felipe, Fabio, Julio.
> É o seguinte quando fiz da seguinte forma:
> $ nohup ./desligando.sh & (deu o seguinte erro:)
> [1] 10002
> bash-2.05a$ nohup: appending output to `nohup.out'
> E as outras soluções q me apresentaram simplesmente
> não pegaram logo após eu ter executado o script e
> fexado a janela do TERMINAL (linha de comando),mas
> funcionou normalmente com a mesma permanecendo aberta.
> Não sei o q esta acontecendo mas de qualquer forma
> muito obrigada pela colaboração
> [...]

Ola, Kidman.. ops... Nicole :)

O "erro" que voce teve nao é propriamente um erro, e sim uma mensagem padrao do
nohup, que informa que todas as saidas que o seus programa gerar serao
encaminhadas para um arquivo chamado nohup.out, gravado no diretorio onde o
programa foi chamado ( eu continuo achando nohup.out um nomezinho vagabundo ).

Se vc nao quer que o usuario veja essa mensagem, mude um pouco o comando:

nohup ./desligando.sh >/dev/null 2>&1 &

Isso vai mostrar somente o PID do desligando.sh no terminal. Nada que assustara
o usuario. A "desvantagem"  é que eventuais saidas nao serao enviadas para
nohup.out, e sim para  um dispositivo /dev/null, muito bom para backups :) Voce
nao tem ideia de como os backups ficam rapidos quando direcionados para
/dev/null. Até ai, nao sei se existe a necessidade de verificar a saida desse
programa especificamente.

Rode-o como acima e faca os seguintes testes:

1) No MESMO terminal chamador, faça ps -efwww | grep desligando e verifique o
programa rodando
2) Feche o terminal, abra outro e execute o mesmo comando acima.

O fato de voce nao ser superusuario da maquina nao é impeditivo para voce.
Afinal, quem daqui trabalha EXCLUSIVAMENTE como root de uma maquina ????
Dica de sucesso: instale em sua casa um Cygwin OU até mesmo um VMWare ou
MS-VirtualPC, monte uma maquina Linux virtual e use-a como laboratorio.