Re: [shell-script] Scripts de Backup - SAMBA

From: Fábio Batista
Subject: Re: [shell-script] Scripts de Backup - SAMBA
Date: Tue, 21 Dec 2004 12:08:47 -0300

Veja meu script de backup. Fiz nesse final de semana na correria, tem
muito o que melhorar.

Ele funciona assim: vc passa por parâmetro o nome do servidor que quer
realizar o backup. Então ele procura por compartilhamentos chamados
"backup-[a-zA-Z.$-]+" (exemplos: backup-docs$, backup-projects,
backup-java$). As informações de autenticação do usuário ficam no
arquivo /root/backup (eu uso o usuário "backup", que faz parte de um
grupo "Backup Ops", e oriento os usuários a darem permissão no
compartilhamento e nos arquivos a este grupo).

Sugestões são bem vindas. Na minha TODO list, tenho ainda que
adicionar padrões de exclusão (arquivos a ignorar na chamada do
smbclient -T), provavelmente vou implementar isso num arquivo
ignorelist.txt no raiz do compartilhamento.

#!/bin/sh

SERVER=$1

if [ -z $SERVER ]; then
        echo "Must specify the SMB Server"
        exit;
fi

SHARES=`smbclient -L //$SERVER -A/root/backup 2>/dev/null | sed -r
'0,/Server/!d;/^\tbackup/!d;s/\t(backup[a-zA-Z.$-]+).*$/\1/'`

echo "Will start backing up the following shares:"
echo $SHARES | xargs -n1 echo -e "\t"
echo "Press ENTER to continue." ; read

for SHARE in `echo $SHARES | xargs -n1`; do
        echo "Backing up: $SHARE"
        echo -e "\tFetching the TAR..."
        smbclient "//$SERVER/$SHARE" -A/root/backup -Tc
"${SERVER}-${SHARE}.tar" >/dev/null 2>&1
        echo -e "\tCompressing to GZIP..."
        gzip "${SERVER}-${SHARE}.tar"
        echo -e "\tDone."
done