Re:[shell-script] Comentarios em shell

From: MrBiTs
Subject: Re:[shell-script] Comentarios em shell
Date: Mon, 10 Jan 2005 05:52:35 -0300

> a unica maneira de comentar no shell é usando o # no inicio da linha?
> ou eu tenho como fazer um comentário no fim do comando?

Ola, Adriano

Qualquer coisa apos um # vai ser encarado como comentario em um script, à
exceção, naturalmente, do sha-bang ( #! ) que indica qual o interpretador de
comandos em questao ( ou se vc preferir, qual a linguagem que o script foi
escrito ). Entao, construcoes do tipo:

# Isso e um comentario

if [ $X -eq 1 ] ; then # Se X for igual a 1, entao

sao igualmente validas

Agora, a construcao

echo "Quero usar uma # como string. Eu posso ?"

é uma construcao valida ? A # vai ser encarada como uma string ou como um
comentario, gerando entao um erro no script? Em outras palavras, qual vai ser a
saida do comando ?

Faça os testes e conte-nos o resultado.