Re:[shell-script] capturar processo

From: alexmrgc
Subject: Re:[shell-script] capturar processo
Date: Sat, 15 Jan 2005 17:34:11 -0000

beleza. Quanto aos bg, fg, jobs e etc.

mas vamos ao problema real. Eu tenho um servidor zope, e quando eu
inicio ele no modo debug ele retem a saída do terminal e exibe
mensagens de acordo com o que acontece com ele. Esse servidor é
lançado na inicialização, portanto eu não tenho mais acesso
ao
terminal em que aparecem as mensagens.

Se eu quiser ver as mensagens, eu tenho que dar shutdown no server e
reinicializá-lo em um terminal aberto por mim.

talvez a minha pergunta ficasse melhor formulada dessa maneira:

como eu posso ver as mensagens de um processo qualquer, que não foi
iniciado explicitamente por mim, e sim na inicialização (creio que
por
init)??

alexandre :?)

--- Em address@hidden, "MrBiTs" <mrbits@t...>
escreveu

> Por definicao, toda a saida de um processo qualquer é direcionada
para a saida padrao. "Descobrir" PID nao é direcionar mensagem para
saida padrao.

> Novamente por definicao, o seu webserver gera um arquivo .pid. No
caso de um webserver apache, voce pode simplesmente fazer algo como:

> cat `find / -name "httpd.pid"` e o Proccess Id será mostrado na
saida padrao. Isso pode ser feito a qualquer momento se o apache
estiver rodando.

> Outra maneira é utilizar a variavel especial $!, que contem o
PID da
execucao do ultimo comando. Se vc faz,  por exemplo

> ./processa_algo.sh &
>
> voce vai jogar o script processa_algo.sh para bg e terá a
variavel
$! com o PID de processa_algo.sh. Entao, fazendo echo $!, teremos esse
valor. Fazendo echo $! novamente, teremos um valor diferente, pois
essa variavel é sobrescrita a cada execucao de comando. Para
armazena-la em outra variavel, faca algo como MY_PID=$!.

> [As partes desta mensagem que não continham texto foram
removidas]