Re: [shell-script] checar valores

From: Miranda
Subject: Re: [shell-script] checar valores
Date: Mon, 31 Jan 2005 11:54:55 -0200

99
01
99
00
01
99
[miranda@guitar miranda]$ cat /tmp/x.awk
$1 != (NR-1)%3 && (NR - 1)%3 != 2 {printf"Erro na Linha %d\n",NR }
$1 != 99 && (NR - 1)%3 == 2 {printf"Erro na Linha %d\n",NR }
[miranda@guitar miranda]$

[miranda@guitar miranda]$ awk -f /tmp/x.awk /tmp/Dy
Erro na Linha 5
Erro na Linha 12
Erro na Linha 16

no arquivo de comandos do awk , x.awk temos
(NR - 1) é o numero da linha quando contada a partir de zero
(NR - 1)%3  é o resto da divisão por 3