Re:[shell-script] Grep p/ localizar dispositivos.

From: MrBiTs
Subject: Re:[shell-script] Grep p/ localizar dispositivos.
Date: Tue, 8 Feb 2005 07:08:53 -0300

> Vi num palestra uma vez o cara usando o grep em conjunto com outro comando
> p/ descobrir se o cd rom estava como /dev/cdrom ou outra coisa. alguém
> sabe fazer isso?

A resposta ficou meio off, mas sem esses conceitos, voce nao trabalha.

Em 99.9% dos casos, /dev/cdrom vai ser um symlink para um dispositivo do
sistema. Por exemplo, nos meus servidores onde o CD-ROM esta na IDE0 como
Master, ele vai ser /dev/hda. Ja no meu desktop, que esta com o CD-ROM na IDE1,
Slave, vai ser /dev/hdd.

Durante um boot de linux, as mensagens de reconhecimento de dispositivo (entre
outras ) ficam num arquivo chamado dmesg, que pode ser acessado pelo comando do
mesmo nome. Uma lida nessa saida vai te dar a nocao do que vc procura

Voce pode, por exemplo, fazer algo como

# dmesg | grep CD.*ROM
hdd: FX54++W, ATAPI CD/DVD-ROM drive
# ls -l /dev/cdrom
lrwxrwxrwx    1 root     root            8 Dec 24  2003 /dev/cdrom -> /dev/hdd

Veja que /dev/cdrom realmente liga /dev/hdd

A partir dai, vc pode construir um script que faz essa verificacao e modificar
o seu symlink caso vc faça alguma alteracao no seu hardware

[]´s