Re: RES: [shell-script] Como saber se meu shell já está executando?

From: Gustavo Chaves
Subject: Re: RES: [shell-script] Como saber se meu shell já está executando?
Date: 15 Mar 2005 16:52:38 -0300

  > Olá Gustavo,

  > Já fiz algo bem parecido com o que vc está propondo e me dei mal
  > pq o processo foi interrompido por problema de hw e o arquivo
  > continuou residente. Como o processo era iniciado pelo cron,
  > ninguém se deu conta do que estava ocorendo e qdo notamos, já
  > havíamos perdido muita coisa.

Entendo.  E eu também já fui pego de calças curtas por causa
disto. :-)

Mas há algumas coisas que você pode fazer no 'else' pra tentar se
safar:

No meu caso eu resolvi testando no 'else' se o arquivo de trava era
quão antigo vai depender do tempo que leva o seu script pra rodar.  No
meu caso eu uso cinco minutos pra ser conservador.

Se você não quiser ser tão conservador pode simplesmente remover o
arquivo de trava se ele for muito antigo.

Se quiser ser perfeito, leia o PID do processo que criou o arquivo de
trava e veja se ele está no ar usando o ps e remova-o caso o processo
não mais exista.

Gustavo.