Re: [shell-script] deixar a primeira letra de uma palavra maiúscula e o

From: Fábio Batista
Subject: Re: [shell-script] deixar a primeira letra de uma palavra maiúscula e o resto minúsculo
Date: Tue, 22 Mar 2005 16:15:47 -0300

[fabio@elefante testes]$ echo "JOAO DA SILVA" | sed -r
's/\b(\w)(\w*)\b/\U\1\L\2/g'
Joao Da Silva

Explicando:

Captura:
1. os \b ao redor da expressão exigem que sejam casadas "word
boundaries" no início e no fim da expressão. Assim garantimos que
pegaremos sempre palavras inteiras.
2. o primeiro grupo - (\w) - seleciona a primeira da nossa palavra
3. o segundo grupo - (\w*) - seleciona o restante da nossa palavra, se houver.

Substituição:
1. o \U pede que o que for escrito de agora em diante seja convertido
para MAIÚSCULAS;
2. mandamos escrever o resultado do primeiro grupo - a primeira letra
da palavra;
3. o \L pede que o que for escrito de agora em diante seja convertido
para MINÚSCULAS;
4. mandamos estrever o resultado do segundo gruopo - o restante da palavra

Pronto.
As partes do texto que não casam com a expressão - símbolos, números,
espaços, etc - se mantém, não são alterados.

Fábio David Batista
address@hidden
http://nerd-o-matic.blogspot.com