Re: [shell-script] Re: Comando "SU"...

From: MrBiTs
Subject: Re: [shell-script] Re: Comando "SU"...
Date: Sun, 3 Apr 2005 07:44:35 -0300

> Acho que quem tem que citar o que precisa fazer é vc :)
> O que exatamente vc precisa fazer? O SU serve para, a partir de um
> shell INTERATIVO, abrir um SUBSHELL (também INTERATIVO). Normalmente,
> quando alguém pergunta como faz pra chamar via código o SU, significa
> que essa pessoa está no caminho incorreto.
> Por isso insisto que vc diga O QUE pretende fazer, se quiser ajuda.

Ola, Fabio e Danillo

O Fabio esta certo. Embora voce, como root, possa fazer algo como

# su usuario -c comando - usuario

e o comando será executado como usuario e nao como root e nao será pedida a
senha do usuario para voce, voce nunca vai conseguir, sendo usuario, fazer su
root -c comando - root sem uma senha ser solicitada.

SU e SUDO sao comandos voltados à seguranca do sistema. IMHO seria uma quebra
de seguranca muito grande existir a possibilidade de se executar um comando
como root sem um pedido de senha.

Fazendo minhas as palavras do Fabio, se vc está escrevendo um script como
usuario "comum" e precisa executar comandos como root, voce esta no caminho
errado da solucao do seu problema.